Sunday, July 17, 2005


16-07-05 (aeroporto, jornais e sinalização)


Fui ao Aeroporto de Lisboa levar o meu filho que ia para França viajando como menor não acompanhado.

Liguei para o aeroporto e fui informado que deveria ir ao check-in geral.

Quando cheguei ao aeroporto fui à lojinha de revitas e jornais que há na entrada. Como não vi o jornal "Público", dirigi-me ao balcão e perguntei : "Bom dia. Têm o Público?"

Resposta absolutamente avassaladora: "Não". Justificações, desculpas, "tente mais tarde", népias. Absolutely zero.




Cheguei à zona do check-in e havia quatro balcões abertos para 20 pessoas em fila.

15 minutos depois chegou a nossa vez.

"Ah, não, não, isto não é aqui, tem de se dirigir ao balcão 89".

"...Então mas nós até ligámos e disseram-nos que era aqui."

"Ah, isso eu já não sei. Mas aqui não é."

Balcão 89 com ele, uma avó com o neto e mais 5 minutos e fomos atendidos.

Cumprimentos, nem vê-los. Que isso custa dinheiro.

"Boa dia, sabe que nos disseram que teríamos de ir ao check-in geral. Mas afinla não era, era aqui..."
"Ah, pois, isso eu não sei, mas diga lá então..."

O que podia ser diferente:

Quem atende cumprimentar sempre.

Garantir que os call centres têm informação correcta

Quando o cliente se queixa, o colaborador deve assumir a possibilidade de ser verdade, registar a queixa e encaminhá-la para quem a resolva, se desculpe e a evite no futuro.

Quando por alguma razão inesperada ou inexplicável a venda ou serviço não podem ser prestados nas condições normais, peça desculpa e tente evitar que isso se repita no futuro. Se possível tente substituir o que não consegue vender pelo melhor substituto.



É tão simples.





De seguida parti para Maceira. Quase perdi a saída em Aveiras, depois de ver na Auto-Estrada um sinal que dizia Aveiras N1, colocado já depois da saída.

Depois de sair e pagar a portagem procurei pela N1. Vi IC2, vi EN 366 mas de N1 nem vê-la. Pensei que estava enganado e decidi nunca mudar de direcção. Sempre em frente....

Passados alguns quilómetros finalmente entendi que a EN366 ia dar à N1 que é o IC2.


Aprendizagem;

Custará muito colocar os sinais de trânsito antes das saídas e não depois das mesmas?Será possível as passadeiras estarem colocadas atrás, e não à frente das paragens dos transportes públicos?

Será que é possível quando uma via tem múltiplas nomeações estarem todas na placa de orientação?


O queixoso-mor

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